Telefone para contato
De todos os transtornos mentais, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) foi considerado pela OMS como a 10ª causa de incapacidade no mundo.
Caracteriza-se com a presença de obsessões, compulsões ou ambas e consomem tempo da vida do paciente e causam sofrimento. Reconhecido por seu curso crônico e incapacitante tais ideias e comportamentos perturbam muito, interferindo ocupacional e socialmente.
Segundo Manual Diagnóstico de Transtorno Mentais 5ª edição (DSM-5):
Obsessões
Compulsões
Ex. Comportamentos: lavar as mãos, organizar, verificar.
Ex. Atos mentais: orar, contar ou repetir palavras em silêncio.
O TOC está associado a uma qualidade de vida reduzida, altos níveis de prejuízo social e profissional. A importância de procurar um profissional se dá no contexto de identificar se o quadro se trata de um TOC ou de uma Personalidade Obsessivo-Compulsiva, além de outros diagnósticos diferenciais confundidores, já que a abordagem terapêutica deverá ser voltada especificamente para o caso do paciente de forma individualizada e de forma mais assertiva.
Precisa de ajuda e quer saber como fazemos o tratamento dessa condição? Eu posso ajudar!
Graduada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde fez residência médica em psiquiatria e atualmente pós graduanda em psiquiatria forense pela Universidade de São Paulo (USP).