Telefone para contato
Insônia pode ser definida como dificuldade persistente para o início, duração, consolidação ou qualidade do sono, que ocorre a despeito de adequada oportunidade e circunstância para adormecer e que resulta em algum tipo de prejuízo diurno.
A dificuldade para dormir pode ser persistente, durar mais de três meses (ponto de corte temporal que determina a classificação em “insônia crônica”) e gerar outros sintomas (como fadiga, alteração de humor e perda de concentração), definindo uma síndrome completa que provoca alterações no funcionamento diurno.
O parâmetro que diferencia a insônia “sintoma” da insônia “transtorno” é a dimensão do impacto que essa alteração promove na vida do paciente.
A importância de procurar um profissional psiquiatra, está no fato de que identificar qual tipo de insônia e melhor tratamento dependem de uma avaliação minuciosa e qualificada, pois algumas medicações podem ajudar a dormir melhor mas nem sempre serão necessárias, por isso, descobrir a causa da insônia é o mais importante e seu psiquiatra pode ajudar!
Graduada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde fez residência médica em psiquiatria e atualmente pós graduanda em psiquiatria forense pela Universidade de São Paulo (USP).